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Prêmios e Reportagens

Novos sabores na vitrine

Sorveteria do Amapá mostra que inovar é uma iniciativa acessível também ao empreendedor de pequeno porte
Do Empreender - Informe do Sebrae

José Carlos Bastos Ferreira considera-se dono de um “empreendimento pequeno, mas que tem um pensamento grande”. De 2000 até hoje ele calcula ter feito mais de 40 cursos de aperfeiçoamento, em que o objetivo principal era gerir melhor a Sorveteria Macapá, pequena fábrica de sorvetes conhecida pela marca Qsabor, distribuída hoje em 135 pontos de venda em todo o Estado do Amapá. A empresa começou nos anos 70, com apenas um funcionário e vendas limitadas àquela capital. Há cerca de 10 anos, porém, a visão do negócio começou a se profissionalizar e, desde então, as vendas têm aumentado gradativamente. 

A virada veio após sua participação no Empretec, um seminário de capacitação empresarial promovido pelo Sebrae. As ferramentas obtidas em cursos sobre inovação, produção mais limpa e boas práticas de fabricação ajudaram o empresário a se diferenciar. Hoje, estes são alguns dos serviços que estão disponíveis às MPE por meio do Programa Sebraetec. Entre os resultados, o empreendedor aprende a aumentar a eficiência do negócio, criar designs para embalagens e produtos e atuar em comércio eletrônico, por exemplo. “Também aprendemos mais sobre tendências de mercado, técnicas de fabricação e lançamento de novos produtos.” 

Desde que decidiu melhorar sua empresa para valer, ele investiu em máquinas, modernizou a marca e a fachada da loja, diversificou os sabores, as embalagens e as formas de distribuição. Da venda centralizada, passou a distribuir em supermercados, padarias e restaurantes, por meio do sistema de alocação de freezers. Os sabores incorporaram as frutas regionais, como cupuaçu, graviola, bacuri, além de uma novidade: o sorvete de gengibre com mel, de sabor bem peculiar. Com esse novo produto, o empresário concorreu ao Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, em 2006. Além do reconhecimento, elevou expressivamente o faturamento. “Somos a empresa que mais se destacou em 2010 no Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa do Amapá”, comemora.

FONTE: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI256485-17180,00-NOVOS+SABORES+NA+VITRINE.html


Sebrae apresenta empresas amapaenses vencedoras estaduais no Prêmio de Competitividade para MPE em Brasília

Os empresários José Carlos Bastos Ferreira, da Sorveteria QSabor e Alex do Nascimento, gerente do Centro de Formação Profissional da Amazônia (Cefopa), receberam homenagem no evento intitulado 7º Reconhecimento e Premiação Nacional do Prêmio MPE Brasil, em Brasília.

O prêmio é resultado de uma seleção que tem por objetivo o reconhecimento estadual e nacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que promove o aumento da qualidade, produtividade, competitividade e a disseminação de conceitos e práticas de gestão. Em todo o país as inscrições foram de 57 mil e 767 empresas, no evento foram apresentadas e premiadas as 151 empresas vencedoras em seus respectivos estados.

Para o empresário da Sorveteria QSabor, José Carlos Bastos, esse prêmio veio como sentido de valorização e que motiva os 16 colaboradores que compõem a equipe da empresa. “Nossa aproximação com o Sebrae, a Fecomércio, o Senac convergiu em diversos cursos e modalidades de capacitação. O conhecimento deu visão e profissionalização na gestão do negócio e com isso, conquistamos esse prêmio. Foi um orgulho estarmos em Brasília e sabermos que estivemos concorrendo com milhares de empresas”, disse o empresário José Carlos Bastos.

De acordo com o gerente do Centro de Formação Profissional da Amazônia (Cefopa), Alex do Nascimento, vencer na categoria do prêmio foi homologar o reconhecimento de todo um trabalho de equipe é de termos a certeza que estamos no caminho certo, o Prêmio MPE Brasil é um indicador que afirma isso. “Temos a partir de agora a obrigação de manter e melhorar nossos processos. Por esse motivo, nos próximos dois anos buscaremos nossa certificação ISSO 9001 e assim garantir a permanência e liderança no mercado”, declarou o gerente da Cefopa, Alex Nascimento.

O Prêmio

Lançado no Amapá no dia 19 de novembro, no auditório Marco Zero do Sebrae, o Prêmio MPE Brasil é dividido nas categorias de agronegócio, comércio, indústria, serviços (educação, saúde, tecnologia de informação, turismo e outros). Um dos benefícios citados pelo analista do Sebrae, Augusto Cantuária, é o relatório de auto-avaliação que é gerado a partir do preenchimento e entrega do questionário de Autoavaliação com os princípios e critérios do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

“O empresário tem a possibilidade de efetuar a percepção e a reflexão do seu processo de gestão. O empresário tem a oportunidade de observar quais os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em seu empreendimento, além de ser reconhecido como empresa de referência em gestão empresarial alinhado aos princípios de excelência”, disse José Augusto Cantuária.

O sistema de auto-valiação gerou um ranking de posicionamento das empresas. Depois aconteceu uma avaliação onde um consultor credenciado pela FNQ visitou as empresas selecionadas para comprovação documental e das informações repassadas pelo empresário e que são rotinas e práticas da empresa; e ainda a autoavaliação no que se refere à aplicabilidade das ações com foco no empreendedorismo. O relatório elaborado pelo consultor especialista foi encaminhado para a banca de juízes nacionais composta pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). Os juízes analisaram e decidiram de acordo com esse relatório qual a empresa merecedora do prêmio por categoria.

Os empresários José Carlos Bastos Ferreira, da Sorveteria QSabor e Alex do Nascimento, gerente do Centro de Formação Profissional da Amazônia (Cefopa) junto ao diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga e do gestor do Prêmio no Amapá e técnico do Sebrae, José Augusto Cantuária participaram do evento em Brasília, no dia 23 de março.

Fonte: http://www.correaneto.com.br

Uma trajetória de inovações na sorveteria Qsabor


Empresa investiu em inovações e conquistou credibilidade em mais de 30 anos de existência

A sorveteria Qsabor, de Macapá (AP), investiu na apresentação de um produto diferenciado, com marca forte, qualidade e boa distribuição. Para chegar a esses objetivos, focou em inovações no produto, mudanças no processo de vendas e investimento em marketing. Como resultado, muita credibilidade e aumento de vendas.
A Sorveteria Qsabor, de Macapá (AP), foi criada em 1975 com o nome inicial de Sorveteria Macapá. O nome foi modificado em 1991. Em sua trajetória, a empresa passou por várias fases: aquisição de nova sede, criação de novos pontos de venda e até mesmo prejuízos decorrentes do racionamento de energia elétrica no estado (perda de 70 toneladas de frutas). 

Em 2000, um dos sócios da empresa participou do Empretec, do Sebrae, o que o fez repensar o negócio. Com o aprendizado adquirido começou-se a implantar diversos projetos como, por exemplo, a marca Qsabor com o slogan “Delícias da Amazônia”.

Inovações no processo produtivo
A sorveteria encontrou no aprimoramento do processo produtivo uma maneira de iniciar inovações dentro do negócio. Para chegar a um bom resultado, a Qsabor implantou os programas “Produção Mais Limpa” e “Alimentos Seguros”.

As implementações realizadas no “Produção Mais Limpa” foram baseadas na redução do consumo de água. O programa é focado no reaproveitamento da água para a refrigeração das máquinas. Antigamente, desperdiçava-se cerca de 40 litros de água por dia pelo compressor de ar.

Em relação ao Programa “Alimentos Seguros”, a empresa implementou os sistemas de qualidade das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controles (APPCC). O objetivo era melhorar a qualidade dos produtos para oferta no mercado local, bem como conquistar aceitação e inserção no mercado nacional e internacional.”

Mudanças na venda, distribuição
A Qsabor também inovou em sua estratégia de vendas e distribuição. A oferta centralizada na loja foi ampliada para a distribuição em parcerias com redes de supermercados e farmácias. Isso foi possível graças ao sistema de alocação de geladeira (freezer) personalizado e o sistema de reabastecimento implementado pela empresa.

Produto e marketing bem administrados
A inovação no produto também foi um investimento. A sorveteria diversificou em sorvetes regionais e com sabores diferentes dos já existentes no mercado nacional como, por exemplo, o sorvete de gengibre com mel. Este novo sabor foi o produto com o qual a empresa concorreu ao Prêmio Finep de Inovação Tecnológica (2006).  Dentro deste contexto também foi trabalhado paralelamente a questão da apresentação do produto, com melhoramento das embalagens, bem como iniciado, de forma ainda tímida, o investimento em uma marca que repassasse ao consumidor toda a transformação interna causada pelo investimento em inovação.

A marca Qsabor foi registrada no INPI e modernizada, com a introdução de novas cores. A sorveteria também modernizou sua loja investindo em um design moderno, baseado nas cores da marca, com introdução de tecnologias para atendimento dos clientes, treinamento dos funcionários para qualidade no atendimento, bem como a modernização do menu apresentando os produtos. 

Resultados com as inovações
Os investimentos relacionados à área de marketing e lançamento da nova loja fizeram com que uma das sorveterias mais antigas da cidade de Macapá, que havia perdido mercado para uma forte concorrência, voltasse a liderar. A loja volta a ser a preferida dos consumidores, aumentando de forma considerável suas vendas, galgando liderança no mercado consumidor local e avançando suas possibilidades de vendas para o mercado nacional e internacional.

Em resumo, as inovações implementadas resultaram, de uma forma geral, em aumento de faturamento, aumento do número de clientes, liderança do mercado local, inserção em novos mercados e setores, estabelecimento de rede de parceiros, modernidade e credibilidade da marca, reconhecimento no mercado nacional e participação e classificação no premio Finep de inovação tecnológica.

A grande lição adquirida é que “nas crises sempre nascem às grandes idéias e a vontade de fortalecimento e crescimento”, afirma um dos proprietários José Carlos Bastos Ferreira.

Autor: Ana Cristina Padilha

Fonte: Sebrae Nacional e Sebrae AP

 

FIEAP divulga matéria veiculada no Informe do Sebrae, referente ao Presidente do SINDCONGEL.

Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) divulga matéria veiculada no Informe do Sebrae, referente ao Presidente do Sindicato Estadual da Indústria Alimentar de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado do Amapá – SINDCONGEL, José Carlos Bastos Ferreira.

José Carlos Bastos Ferreira é Conselheiro do Serviço Social da Indústria (SESI) e proprietário da Sorveteria Macapá, fábrica de sorvetes conhecida pela marca Qsabor, distribuída em 135 pontos de venda em todo o Estado. A empresa foi constituída nos anos 70, na época funcionava com um colaborador e seus produtos só eram vendidos na cidade de Macapá. Nos últimos 10 anos, José Carlos Bastos tem se qualificado e investido no empreendimento, como conseqüência, as vendas tem aumentado visivelmente.

O Empretec – seminário de capacitação empresarial promovido pelo Sebrae foi uma das capacitações pelas quais José Carlos passou. Desde que iniciou o processo de crescimento de sua marca, o empresário investiu em máquinas, modernizou a marca e a fachada da loja, diversificou os sabores dos sorvetes, modificou as embalagens e inovou
as formas de distribuição. Aos sorvetes foram incorporados frutas regionais, além de um sabor inusitado: sorvete de gengibre com mel. Com este novo produto, José Carlos Bastos Ferreira concorreu em 2006, ao Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica.

José Carlos comemora os resultados. “Somos a empresa que mais se destacou em 2010, no Estado do Amapá, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa do Amapá”, declara.

Fonte: Informe do Sebrae.

http://www.sindindustria.com.br/main.jsp?lumPageId=4028E4861DDA8636011DDE23F...